domingo, 14 de outubro de 2012

GILSON KLEINA SAIU DO PURGATÓRIO E FOI PARA O INFERNO

O longo Campeonato Brasileiro de pontos corridos está quase chegando ao fim. Restam 24 pontos em disputa e cada equipe vai se afirmando no torneio. O que tinha de ser feito por cada time já foi feito, com raras exceções, e é difícil alguma coisa mudar radicalmente nessa reta final.
O topo e o rodapé da tabela já estão praticamente definidos e pouca coisa ou quase nada vai se alterar até dezembro.
O Fluminense já pode se considerar campeão, com 9 pontos acima do 2º colocado, que é (pasmem!) o Atlético-MG. Eu digo "pasmem" porque, pelo que parece, finalmente o time mineiro vai conseguir pelo menos uma vaga na Copa Libertadores. Sinceramente, nem me lembro de um dia ter visto o Atlético-MG participando do torneio sulamericano. E mais uma vez duvidei da classificação do time e do técnico Cuca. Mas neste momento acredito ser quase que impossível o time perder essa vaga. Mas, de qualquer forma, é bom ficar de olho.
Aliás, a única coisa que está em aberto, por enquanto, é justamente a definição dos que vão disputar a Libertadores do ano que vem. Restam ainda 2 vagas, que podem ser ocupadas por Grêmio, São Paulo, Vasco ou até Internacional. Acho pouco provável o Inter conseguir tal feito, pois faz uma temporada bastante instável, o elenco até que é bom, mas oscila demais no campeonato. Onde já se viu um time disputando vaga no G4 e perder por 3 x 1 para o lanterna, nessa altura do campeonato? Não dá.
Depois vêm os times que não vão a lugar nenhum, que não vão ser rebaixados para a 2ª divisão e que já podem começar a se planejar para a próxima temporada, incluindo-se nessa lista Corinthians e Santos, os dois times brasileiros que conquistaram mais títulos nos últimos 3 anos.
E na parte de baixo, praticamente tudo também consumado. Dificilmente os 4 últimos times conseguem se livrar do rebaixamento iminente à 2ª divisão.
Sport, Palmeiras, Figueirense e Atlético-GO devem sim disputar a série B em 2013. O Sport, primeiro dos últimos, está a 8 pontos do Bahia, o primeiro que está a salvo.
No caso do Palmeiras, um rebaixamento "anunciado", já que o time está ocupando a zona de descenso em praticamente todo o campeonato. São apenas 7 vitórias em 30 partidas disputadas. Muito pouco para um time que tinha há 2 anos no banco o renomado técnico Luiz Felipe Scolari. E que ajudou a montar uma equipe fraca, composta por Luan, Betinho, Ricardo Bueno, Pedro Carmona, Juninho, João Vítor, Fernandão, Arthur, Leandro “Bochecha”, etc, além de manter por um preço salgado demais o irregular e decadente Valdivia, que sempre deixa de jogar nos momentos mais complicados e decisivos.
Mas o Felipão saiu. E no seu lugar veio, embora tarde, o competente Gilson Kleina, que deixou a Ponte Preta numa situação intermediária no torneio. Sorte ou azar?
A grande verdade é que no purgatório do Brasileirão as equipes que não merecem o inferno tentam se purificar. Porém, também não podem, por todos os seus erros, entrar no paraíso. E o técnico Gilson Kleina resolveu sair do purgatório e ir para o inferno.

Nenhum comentário: